• Foto do escritorEcompo

Ensino Médio: É chegada a hora!

Atualizado: 17 de set. de 2019

Iniciar uma nova etapa na vida é algo muito difícil e com a escolha da nova escola para o ensino médio não é diferente! Saiba como passar por essa fase, fazendo a escolha que te deixará tranquilo e pronto para o sucesso!

Então tudo está mudando, o que antes eram conversas sobre baladas e passeios de final de semana agora são conversas sobre novas escolas, novos desafios e novas profissões. Pois bem, é chegada a hora do ensino médio! Uma etapa que costuma gerar muita dúvida, afinal, o que antes era apenas uma ideia de futuro agora é uma realidade, onde é que eu vou estudar?

Incertezas

Parece que as pessoas não entendem o seu ponto de vista, os seus problemas e os seus desejos. Definitivamente escolher uma nova escola é muito difícil, certo? Aqueles amigos com quem você conversava sobre aquela série favorita, agora vão seguir um caminho diferente, quem sabe até mesmo mudar de cidade.

A dúvida quanto a profissão parece não sair da sua cabeça e constantemente você se pega pensando: “Preciso escolher logo a minha profissão! Meu futuro depende disso!”. Isso é super normal e todos passam por isso, é uma nova etapa a ser vivenciada e para a grande maioria, é a maior mudança vivida até hoje.

Será que a escolha da profissão nesse momento realmente diz tanto à respeito do seu futuro?

O futuro

Não! A sua escolha de agora não diz realmente tudo à respeito do seu futuro! Isso pode ser tranquilizador, não é?

Pense que a vida é como um quebra-cabeças e o ensino médio é como uma peça, porém é uma peça muito mais detalhada e cheia de cores do que a peça do ensino fundamental. É uma peça que parece demonstrar com mais clareza do que se trata o desenho final.

É no ensino médio que você vai conhecer pessoas com sonhos ainda mais parecidos com o seu, assim como novas paixões e é claro, com certeza conhecerá muito mais do mundo ao seu redor, como tudo funciona, como as pessoas são de verdade, afinal você agora terá uma independência maior e o mundo já está se abrindo para você.

A escolha que você faz agora não define o seu futuro, mas fornece as bases para sua construção.

Etapa crucial

A experiência que esses anos te fornecerão serão muito enriquecedoras e ao chegar ao final dessa jornada você irá se deparar com uma etapa ainda maior, que irá te desenvolver ainda mais! Porém, vamos manter os pés no chão e pensar no hoje!

Se uma dúvida te vier em mente, não se sinta desconfortável, encare a dúvida como um sinal de seu nível de responsabilidade que está se amadurecendo! Isso é ótimo! Dúvidas são maravilhosas!

A escolha

Nessa etapa, você deve seguir as suas afinidades, você certamente se identifica mais com tecnologia, ou quem sabe, você gosta mesmo é de lidar com pessoas.

Optar por se profissionalizar, enquanto realiza o ensino médio pode te oferecer um grande preparo, te abrindo um leque de oportunidades ao final desses três anos, ou até mesmo antes!

Você sabia que pode ser remunerado por fazer um estágio paralelamente aos seus estudos!? É isso mesmo! É possível aprender e ganhar dinheiro ao mesmo tempo! Ao decidir se profissionalizar enquanto estuda, você está abrindo as portas para a vida acadêmica e também para a vida profissional.

Você estará se preparando para a universidade e também para o mercado de trabalho, ou quem sabe para os dois! A escolha é sua! Lembra das peças do quebra-cabeça? Pois é, parece que agora você descobriu como encontrar as peças que lhe faltavam!

A Ecompo como escola e formadora de cidadãos, com ensino médio e técnico em São José dos Campos, acredita que esse é o caminho para o sucesso e para a formação dos futuros profissionais para o mundo globalizado. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a orientação pedagógica da Ecompo para ter a sua questão respondida de prontidão!