Como se Preparar para um Vestibular

Final de ano é sempre uma fase bastante corrida para os estudantes, principalmente se você estiverem em ano de formatura, é trabalho, prova e apresentação que não acaba mais!

É comum que os estudantes busquem por vestibulares durante essa etapa, pois é o momento de se preparar para o início de um novo ciclo.

Se você faz parte desse grupo, as dicas à seguir são essenciais para que você possa ter mais controle sobre os seus estudos e saiba como se preparar para um vestibular, esteja você no nono ano do Ensino Fundamental II ou no 3º ano do Ensino Médio.

Uma matéria por dia

Mantenha o foco em uma matéria por dia, essa é a forma mais funcional de se absorver um conteúdo.

Crie uma agenda e siga corretamente o seu cronograma. Uma sugestão é deixar matérias que possuem alguma correlação em proximidade. Primeiro áreas humanas e em seguida exatas.

Por exemplo:

Segunda: História

Terça: Sociologia e Filosofia

Quarta: Geografia

Quinta: Química e Biologia

Sexta: Matemática e Física

Não precisa seguir exatamente como o exemplo, porém se for capaz de organizar com esse intuito estratégico, você poderá absorver mais conteúdos e em menos tempo, pois você está trabalhando a interdisciplinaridade.

Um conteúdo possui uma sequência lógica no conteúdo de outra matéria, isso facilitará a formação de uma linha organizada de conhecimentos em sua mente.

Pratique redação

Praticar redação é imprescindível para aquele que irá prestar um vestibular!

Na redação é possível extrair muito mais do perfil do aluno do que se possa imaginar, pois nela se observa a forma com que o redator organiza as suas ideias e também a sua capacidade de interpretar os temas.

É interessante que se produza um conteúdo toda a semana e de preferência que apresente para seu(ua) professor(a) de português e(ou) literatura. Com certeza ele(a) te dará um ótimo retorno!

Procure escrever temas da atualidade, que tenham sido relevantes no mundo na semana em questão, independente do que seja, assim você estará treinando a sua base de conhecimentos gerais.

Faça provas de vestibulares passados

A estratégia mais assertiva quando tratamos de se preparar para um vestibular é fazendo provas de vestibulares passados!

A internet está recheada de provas passadas com gabaritos, assim como provas formuladas exclusivamente para estudos.

Para pesquisar, digite: Simulado + “tipo de prova procurada” por exemplo, História para Ensino Médio.

Ao realizar simulados com uma frequência predeterminada você estará se preparando com exemplos muito similares ao que encontrará nos vestibulares em que participar.

Ensino Médio e Técnico

A ECOMPO, escola de Ensino Médio e Técnico de São José dos Campos, sabe da importância dessa fase na vida dos estudantes e sugere ao vestibulando que tenha uma visão profissional de seu futuro, de forma que possa se capacitar profissionalmente já na sua vida acadêmica.

É com o foco na profissionalização dos jovens estudantes, que a ECOMPO oferece os Cursos Técnicos de Informática, Química e Prótese Dentária, além de fornecer todo o apoio necessário para que o aluno possa se ingressar no mercado de trabalho, iniciando sua carreira em um estágio.

Falando em vestibular, o concurso de bolsas da ECOMPO está chegando e vai oferecer descontos imperdíveis! Faça já a sua inscrição e venha conhecer a ECOMPO!

Para mais dicas como essas, continue acompanhando o blog e em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria acadêmica.