• Foto do escritorEcompo

Teste de personalidade pode auxiliar na escolha de qual profissão seguir

Na hora de decidir qual profissão seguir, é comum analisarmos o mercado de trabalho, a remuneração de curto, médio e longo prazo de cada carreira e outras possibilidades que envolvem aspectos externos. Assim, acabamos nos esquecendo de analisar um aspecto muito importante: nós mesmos!

Há quem tenha acesso a orientação vocacional com psicólogos ou de ferramentas de testes vocacionais na internet, mas a maioria acaba iniciando a faculdade sem esse acompanhamento, o que pode levar ao abandono da carreira antes mesmo da conclusão do curso.

Parte do processo com o orientador vocacional é baseada no autoconhecimento, e um caminho para se olhar e se entender é dado por testes de personalidade. Os psicólogos usam testes científicos e apenas eles podem aplicá-los, entretanto na internet é possível encontrar uma infinidade de testes “genéricos” de livre acesso, que podem ajudar no seu processo do autoconhecimento para escolher a carreira certa.

Hoje vamos falar do 16 Personalities, que é um teste em português e gratuito que relaciona traços da personalidade e classifica os resultados em dezesseis tipos. O teste é embasado na Teoria dos Tipos de Personalidades de Carl Jung (psiquiatra e psicanalista suíço).

Este teste, permite que o indivíduo indentifique seus pontos fortes e fracos, além de revelar seu tipo de personalidade.

Link para o Teste: 16 Personalities

Faça o teste e comenta aqui nos comentários seu resultado!