4 Motivos que Demonstram a Importância do Estágio

Quando se está no Ensino Médio, cursando um Ensino Técnico de forma paralela, a maior dúvida dos estudantes é: Será mesmo que essa será a minha profissão?

Para responder a essa pergunta iremos analisar um outro ciclo importante que pode fazer parte da vida dos estudantes, vamos entender a importância do Estágio!

São vários os fatores que influenciam o aluno a iniciar um estágio, porém para melhor exemplificar, confira quais são os 4 motivos que demonstram o valor dessa experiência!

1 - Descobrir se é a área que gosta

É muito comum que os estudantes tenham dúvidas quanto às suas profissões, afinal são novos no mercado e precisam de vivência para melhor conhecerem seus anseios.

Ao realizar um estágio o estudante pode colocar em prática aquilo que aprende em sala de aula, porém com o toque profissional, afinal estará vendo seus esforços se tornando resultados palpáveis e não serão apenas projetos para notas.

Conviver diariamente com a área profissional do curso técnico permite também que o profissional teste sua tolerância às exigências e ao ambiente de trabalho, experiência essa, que é fundamental para profissionais de alto nível.

Se não se identificar com a área em questão, não tem problema, esse período é tido como uma etapa de amadurecimento para a vida adulta. O estágio, com certeza trará ao estudante, uma visão mais clara daquilo que ele realmente quer, mesmo que seja totalmente diferente do que se está fazendo.

2 - Adquirir experiência

O mais importante em um estágio é a experiência profissional adquirida, com a prática acadêmica e a vivência profissional, o estudante chega a sua maioridade como um profissional altamente qualificado, pronto para os desafios do mercado de trabalho.

Além da experiência, o estudante passa a ter maior resiliência para lidar com as adversidades do dia à dia, pois sem dúvida dessa etapa em diante, sua vida irá mudar completamente.

3 - Aprimorar o currículo

Com o curso Técnico e Estágio concluídos, o currículo do profissional recebe uma valiosa valorização, experiência essa que abre portas no mercado de trabalho.

Além de se destacar mais, o currículo de um jovem estudante demonstra às empresas que o candidato é um profissional responsável, pois já se submeteu a experiências profissionais enquanto ainda estudava.

Pode ter certeza de que os empregadores valorizam muito esse esforço!

4 - Conhecer profissionais

Outra importante possibilidade é a de conhecer profissionais, pois estando dentro de uma empresa, o networking do estagiário passa a operar e quanto mais relações profissionais forem estabelecidas, maiores serão as possibilidades de parcerias profissionais futuras!

Acredite, bons profissionais sempre serão lembrados, por isso formar relações profissionais dentro de uma empresa é fundamental!

É possível até mesmo ser efetivado dentro de uma empresa por conta da boa relação profissional com os superiores, isso com certeza fecharia o ciclo do Ensino Médio e Técnico com chave de ouro!

Escola que incentiva a profissionalização

Para cursar um estágio, é fundamental que a escola em que o estudante realiza o Ensino Técnico o direcione para boas empresas.

O aluno precisa de apoio nessa etapa e contar com a escola é mais do que importante, é necessário!

A ECOMPO, escola profissionalizante de ensino médio e técnico de São José dos Campos, sabe da importância do Estágio e por isso conta com um setor que é dedicado ao encaminhamento de alunos e ex-alunos para o mercado de trabalho!

Reconhecida pela excelência na profissionalização de jovens estudantes, a ECOMPO é uma referência em São José dos Campos na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Com Ensino Médio e os cursos Técnicos de Informática, Prótese Dentária e Química, com professores altamente capacitados, o colégio possui a base pedagógica certa e a infraestrutura adequada para preparar os mais novos profissionais do mercado!

Quer saber mais sobre a ECOMPO? Entre em contato com a equipe pedagógica, eles irão te responder rapidamente!

Participe do concurso de bolsas gratuitamente e conheça o colégio! Clique aqui para acessar a página com o formulário de inscrição!

Para se atualizar com as dicas e os conteúdos voltados para o dia à dia dos estudantes do nível médio, continue acompanhando o blog!